quarta-feira, 22 de fevereiro de 2017

[Viagem] 15 motivos para visitar Londres

1. Londres, capital do mundo


Londres é uma cidade vibrante e multicultural, fundada há 2 mil anos. Uma capital global que dita tendências e se reinventa com a mesma intensidade com que fortalece sua história; e é neste contraste entre o histórico e o novo que a capital arrebata corações. 
Alguns dos melhores museus do mundo estão aqui, e são gratuitos. Londres possui 4 patrimônios da humanidade, restaurantes premiados e galerias de arte fantásticas. O metrô (inventado aqui) continua funcionando e te leva para qualquer lugar. Mas bom mesmo é sair a pé, descobrindo cada cantinho da cidade! Com 47% de área verde (sim, tudo isso) Londres tem parques adoráveis. Isso sem contar as atrações ligadas à Família Real, ou ícones como Big Ben e Tower Bridge. Enfim, a lista de atrações é interminável. Mesmo. 



2. É muito fácil ir de Londres para outras cidades

A malha ferroviária é fantástica e cobre toda a ilha. Do centro de Londres, por exemplo, você pega um trem até Liverpool, Cambridge, Oxford ou dezenas de outras cidades britânicas, com a maior facilidade. Pode pegar o trem que segue a costa leste da Inglaterra e ir até Edimburgo, capital da Escócia. De Edimburgo pode ir até as Terras Altas à procura do monstro do lago Ness, em Inverness. E por aí vai! Tudo rápido, prático, confortável... e admirando a paisagem!
 



elondres-cambrigde
Cambridge fica a cerca de 80 km d e Londres, trens saem a cada meia hora.

h
Oxford localizada a 95 km de Londres, que foram gravadas diversas cenas da saga de Harry Potter

Edimburgo
Edimburgo, a capital da Escócia, fica a pouco mais de 4 horas de trem de Londres, ou a 1 hora de avião.

 

  3. É para todos os públicos

Parque da Peppa Pig, Inglaterra
Parque da Peppa Pig, no interior da Inglaterra - uma das atrações favoritas de quem viaja com crianças pequenas
A Grã-Bretanha não tem um rótulo; ao visitá-la você perceberá que nas ruas, nos museus, nos castelos e nos vilarejos está o mochileiro, o casal em lua-de-mel, a família com crianças pequenas e a excursão da melhor idade. Todos aqui encontram um elemento de descoberta, de expansão e de diversão.



4. A gastronomia é surpreendente

A culinária britânica passou por uma grande revolução nos últimos 20 anos e hoje figura com destaque na gastronomia mundial. Além de alguns dos melhores restaurantes do mundo e de celebrity chefs como Jamie Oliver e Gordon Ramsay, há os deliciosos gastropubs. E saindo de Londres há verdadeiras delícias regionais da Grã-Bretanha, do salmão escocês ao pastel de Cornwall. Uma coisa é certa: você vai se surpreender. Há muito mais que Fish & Chips na terra da Rainha!

5. Museus

Londres chama a atenção no quesito museus, não só pela vasta quantidade deles, mas por ter muitos com entrada gratuita. Sim, o Museu Britânico por exemplo, que pode ser comparado ao Louvre em Paris, tem entrada grátis, com apenas algumas exposições a parte que são cobradas. Na National Gallery, você poderá apreciar obras de Van Gogh, Picasso, Botticelli, Caravaggio, Raphael, Michelangelo e muitos outros, e a visita será completamente gratuita!

British Museum - Museu Britânico
Rosetta Stone (Pedra de Roseta) é um dos destaques do acervo. Saiba mais. Foto: Mapa de Londres
National Gallery abriga algumas das mais belas pinturas da história da arte
National Gallery
 

 6. Patrimônios da humanidade

Stonehenge
Stonehenge, misteriosa construção de pedras no interior da Inglaterra que entrou para a lista de patrimônios da UNESCO

De Stonehenge à costa Jurássica, da Torre de Londres a ruelas medievais em Edimburgo; a Grã-Bretanha conta com 26 lugares listados como Patrimônio Mundial da UNESCO. São monumentos pré-históricos, catedrais, navios e até cidades inteiras. Isso porque a ilha é pequena - mais ou menos do tamanho do estado de São Paulo. É muita história para contar.


7. Pode ser visitada o ano todo


Não há grandes extremos de temperatura na Grã-Bretanha, e todas as estações do ano ganham um charme especial. No verão as cidades fervilham com festivais e programas ao ar livre. Na primavera os parques e jardins esplendorosos (uma paixão dos britânicos) enchem os olhos e alegram a alma. No outono, uma explosão de cores e ruas cobertas de folhas alaranjadas. O inverno é a estação da magia - difícil não se encantar com os palácios iluminados, as atrações especiais de Natal.

 

8. É ótimo para compras

Harrods é uma luxuosa loja de departamentos, e a maior loja da Grã-Bretanha, ocupando 5 andares em Knightsbridge, Londres

A movimentada Oxford Street em Londres é o destino favorito dos europeus para compras - por aí você já entende do que estamos falando. Marcas de luxo, lojas de departamento, outlets, a maior loja de brinquedos do mundo, brechós e feiras de designers independentes são só o começo. Muitas vezes encontramos as mesmas lojas, com preços melhores em Edimburgo, Cardiff, Leeds e tantas outras cidades britânicas. E antes de ir embora, você pode pedir um reembolso do imposto pago (é o tax refund (link is external)).


9. É a terra da Rainha

A Guarda Real britânica em formação diante do Palácio de Buckingham, em Londres

Ok, não é só pela Rainha, mas por toda a cultura em torno da Realeza Britânica. São muitas as tradições que se preservaram ao longo dos séculos. Descobrir a história dos palácios, o estilo de vida e as curiosidades em torno da Família Real e de todos os reis e rainhas que passaram pela Grã-Bretanha é uma experiência enriquecedora. 


10. O chá da tarde é um ritual

Fortnum & Mason Londres
O premiado chá da tarde no salão Diamond Jubilee da Fortnum & Mason, Londres
O tradicional afternoon tea é uma daquelas experiências imperdíveis na Grã-Bretanha; primeiro porque você vai descobrir que não é só um chá, mas uma refeição completa. Segundo porque é um saudoso ritual, quase formal, que inclui sanduíches de pepino, scones, docinhos deliciosos e até champanhe. Para quem nunca experimentou, a Fortnum & Mason em Londres é referência.

11. Há pubs por toda a parte

O pub Haunch of Venison é um dos mais antigos de Salisbury; Churchill e Eisenhower vinham aqui para planejar o 'Dia D', durante a Segunda Guerra Mundial

Os pubs fazem parte da rotina dos britânicos. Seja em Londres, seja na mais remota ilha da Escócia, todos se reúnem no final do dia em um pub. Entre uma pint e outra, é assim que eles relaxam e socializam, antes de ir para casa. E este é um hábito que existe desde a Idade Média! Para os turistas há até excursões dos pubs mais famosos, já que a maior parte deles tem muita história para contar.


12. Há milhares de castelos, ruínas e palácios

Segundo estimativas a Grã-Bretanha chegou a abrigar cerca de 5 mil castelos em seu território. Grande parte construções históricas está hoje em ruínas, mas centenas delas resistiram ao tempo como verdadeiras fortalezas medievais. Muitas outras ainda são o lar de membros da aristocracia.
Resultado de imagem para torre de londres
Torre de Londres - Próxima a Tower Brigde você ficará muito próximo a história medieval de Londres 
Windsor Castle - 40km de Londres com trens saindo regularmente

Resultado de imagem para hampton court palace
Hampton Court Palace - trens saem diariamente de Londres. Casa da Dinastia Tudor onde também foram gravadas cenas de Piratas do Caribe 4.

Se você é apaixonado por castelos e quer saber mais sobre o assunto, indico o seguinte site:

13. É cenário de sucessos da literatura e do cinema

O Leadenhall Market em Londres serviu de cenário para o primeiro filme da saga Harry Potter; era o Beco Diagonal.


Muitos dos nossos livros e filmes mais queridos foram inspirados por lugares e acontecimentos da Grã-Bretanha; de Alice no País das Maravilhas aos suspenses de Agatha Christie, dos romances de Jane Austen à magia de Harry Potter, há uma série de roteiros inspirados em clássicos da literatura britânica por aqui, e passeios por locações de cinema.


14. É uma nação musical

A música está no coração de tudo o que acontece na Grã-Bretanha, desde a antiguidade. É o lar dos Beatles, dos Rolling Stones, do Queen, de Adele e de muitos outros. Da harpa celta ao rock ‘n’ roll, é na diversidade que a música britânica se expande e novos gêneros são criados. Aqui passeamos por ruas que inspiram músicas, vemos o movimento punk em Camden Town e assistimos a gigs em pubs, com os possíveis astros de amanhã; das orquestras aos musicais, da gaita de foles aos grandes festivais, aqui há música para todos os gostos.






Nenhum comentário:

Postar um comentário